O relatório Sustainable Circuits, feito pela consultoria Enovation Consulting, aponta que o circuito Barcelona-Catalunha, na Espanha, é o mais sustentável do mundo. Em segundo lugar aparece o Mugello, na Itália, seguido de Silverstone (Reino Unido) e Le Mans (França), ambos empatados em terceiro lugar.
+ China constrói centro no ‘teto do mundo’ para desenvolver supercomputador sustentável
O levantamento abrange 117 circuitos internacionais (permanentes e temporários) e avalia o progresso em termos de sustentabilidade de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Em 2022, o circuito Barcelona-Catalunha conquistou a primeira posição na avaliação, recuperando o posto neste novo levantamento e alcançando a pontuação mais alta nas categorias de estratégias de sustentabilidade, transporte e energia renovável.
Além disso, o relatório avaliou as campanhas do circuito para melhorar a questão ecológica, como o programa KiSS (Keep it Shiny and Sustainable), que introduziu medidas de redução de resíduos, como a distribuição de copos reutilizáveis em pontos de vendas de alimentos.
Na questão da biodiversidade, foi enfatizada a colaboração do circuito com empresas locais para o manejo sustentável da floresta local. Também foi ressaltada a criação de espaços educativos e uso de pneus velhos como muros nas áreas de espectadores e como floreiras para várias espécies de plantas.
Em outro ponto, o circuito Barcelona-Catalunha foi apontado como o que possui a maior instalação fotovoltaica pública, com 2.319 painéis solares que geram 50% da energia consumida.