Um painel composto por especialistas independentes selecionaram as setes cidades finalistas para os Prêmios Capital Verde Europeia e Folha Verde.
Para isso, foram levadas em consideração as realizações dessas cidades e suas iniciativas para enfrentar desafios como mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade.
As finalistas para ganhar o título de Capital Verde Europeia de 2027 são: Debrecen (Hungria), Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt, no Lago Wörthersee (Áustria). Para as cidades com população menor de 20 mil habitantes, as finalistas são: Assen (Holanda), Benidorm (Espanha), Saint-Quentin (França) e Siena (Itália).
Os prêmio Capital Verde Europeia e Green Leaf avaliam as conquistas em sete áreas ambientais:
- Qualidade do ar;
- Gestão da água;
- Biodiversidade, áreas verdes e uso sustentável do solo;
- Resíduos e economia circular;
- Poluição sonora;
- Mitigação das mudanças climáticas;
- Adaptação às mudanças climáticas.
“Entre essas vibrantes candidatas, encontram-se cidades dedicadas de todos os cantos da Europa que não só abraçam a sustentabilidade, como também defenderem soluções inovadoras para um futuro mais verde. Este prémio celebra as notáveis conquistas e compromissos das nossas cidades excecionais e dos seus líderes, que demonstraram uma dedicação extraordinária à gestão ambiental e ao bem-estar comunitário”, disse Jessika Roswall, comissária europeia para o Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva.