Estilista indígena Sioduhi entra para lista de inovadores da revista Vogue Business

Estilista indígena

A revista Vogue Business lançou nesta segunda-feira, 8, a lista com os 100 inovadores de 2025, que tem como intuito divulgar nomes de líderes que pensam em sustentabilidade e são reconhecidos tanto por suas determinações diante diante desses desafios quanto por suas visões de mudança sistêmica.

Entre os nomes está o estilista indígena Sioduhi Waíkhᵾn. Natural da região do Alto do Rio Negro, no extremo norte do Amazonas, Waíkhᵾn desafia a história com uma visão profunda sobre o Futurismo Indígena, um movimento que se baseia no conhecimento dos povos originários locais para reimaginar o futuro.

Como fundador da marca de moda Sioduhi Studio, o estilista do povo Waikahna (Piratapuya) atua em colaboração com artesãos, incluindo sua tia e primo, para a criação de acessórios e peças de roupa com fibras de palmeiras nativas de tacum, cerâmica tukano, tingimentos naturais feitos com folha de crajirú e a tecnologia ManioColor, desenvolvida nas roças indígenas.

Waíkhᵾn treina seus colaboradores em estratégia de marca, pacificação e desenvolvimento de produtos, democratizando assim o acesso ao conhecimento empresarial.

Além da Sioduhi Studio, o estilista é cofundador da Abya Yala Criativa, uma plataforma voltada para amplificar a inovação das perspectivas indígenas na moda.