Estudo aponta o custo ambiental dos jatinhos particulares

Jatinhos particulares

Sabe os 90 jatinhos que levaram os convidados para o casamento de Jeff Bezos em Veneza? Eles podem causar um estrago ambiental maior do que você imagina.

Um novo estudo apontou que jatinhos particulares emitiram mais gases de efeito estufa do que todos os voos que saíram do aeroporto de Heathrow em 2023. Incluindo os voos domésticos. E esse é um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

Foram quase 20 milhões de toneladas desses gases poluentes. Um aumento de 25% em dez anos. Para colocar em termos mais palpáveis, um jatinho polui, por ano, o mesmo que 177 carros.

De onde sai a maior parte desses jatinhos? Do mesmo país de Jeff Bezos. Dois terços de todos os voos privados de 2023 decolaram de aeroportos dos Estados Unidos.

Os governos da França e do Reino Unido já estão aumentando as taxas sobre o uso de jatinhos particulares. Mas as chances de os EUA fazerem algo parecido são quase nulas.

Afinal, não faz muito tempo que o governo Trump resolveu sair do Acordo de Paris, que tem como objetivo manter o aquecimento global abaixo de 1,5 ºC.

Um objetivo difícil de alcançar, visto que, com seus hobbies, o 1% mais rico do mundo esgota o que deveria ser seu limite anual de emissões em apenas 10 dias.

E você? Quanto tempo acha que levaria para poluir tanto quanto os convidados do casamento de Bezos?