Ferrari aposta na sustentabilidade com iate ecológico de alta velocidade

Design do iate Hypersail - Foto: reprodução/ferrari

Tradicional fabricante de veículos automotivos, a Ferrari se lança na indústria náutica com o projeto Hypersail, um iate de alta velocidade que usa vento, sol e energia cinética para navegar.

A embarcação tem uma estrutura diferenciada, com três pontos de contato com a água, de forma que o casco fica suspenso no ar e o atrito diminui durante a navegação.

A principal marca é o comprometimento ecológico. A intenção do projeto é estrear uma nova leva de viagens de luxo sustentáveis, com previsão de lançamento em meados de 2026.

+ Deputada apresenta projeto ambiental para taxar quem voa de 1ª classe e executiva

+ União Europeia anuncia meta de reduzir emissões em 90% até 2040

+ Conheça a Amalfi, nova Ferrari de entrada

Tecnologia de foiling: como o iate navega

A construção permite que o iate viaje acima da água com asas subaquáticas, conhecidas como foils, o que faz com que o atrito diminua e a velocidade aumente, ganhando velocidade na navegação.

A inspiração da Ferrari para o projeto vem dos barcos “AC75” utilizados nas regatas da America’s Cup. Com a tecnologia, os iates atingem velocidades de até 93 km/h.

Ferrari de olho em novo mercado

O Hypersail foi pensado para operar apenas com fontes de energias renováveis, contando com painéis solares, turbinas eólicas e sistema para captar energia cinética. 

Com foco em diminuir a pegada de carbono deixada pelos processos industriais e combater mudanças climáticas, o projeto tem o potencial de atrair um mercado de consumidores mais jovens — conforme pesquisas, uma geração que considera mais a responsabilidade ambiental no momento de decidir a compra.