Humanidade vive momento ‘crucial’ para o planeta, diz príncipe William em Belém

Momento que exige coragem, segundo príncipe britânico

AFP
Príncipe William discursa na COP30 Foto: AFP

A cúpula climática COP30 em Belém, no Pará, representa um momento crucial para o planeta, que exige “coragem” e comprometimento de todas as nações, disse o príncipe William da Inglaterra aos líderes mundiais reunidos antes do evento na Cúpula de Líderes, nesta quinta-feira (6). “Estamos reunidos aqui hoje, no coração da Amazônia, em um momento crucial da história da humanidade. Um momento que exige coragem, cooperação e um compromisso inabalável com o futuro do nosso planeta”, declarou o dignitário britânico em Belém.

Lula cobra ações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a Cúpula do Clima, no final da manhã desta quinta-feira (6), em Belém, cobrando ações concretas dos países para conter a elevação da temperatura global em até 1,5º Celsius, meta definida desde o Acordo de Paris, assinado há 10 anos. “Em um cenário de insegurança e desconfiança mútua, interesses egoístas imediatos preponderam sobre o bem comum de longo prazo”, reconheceu.

“O ano de 2024 foi o primeiro em que a temperatura média da Terra ultrapassou um grau e meio acima dos níveis pré-industriais. A ciência já indica que essa elevação vai se estender por algum tempo ou até décadas, mas não podemos abandonar o objetivo do Acordo de Paris”, disse o presidente a uma plateia formada por representantes estrangeiros, incluindo dezenas chefes de Estado e de governo presentes na capital paraense.

O evento antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro. O objetivo é atualizar e reforçar os compromissos multilaterais para lidar com a urgência da crise climática.