Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira, dia 12, mostra que 70% das menções realizadas nas redes sociais sobre a Lei Geral do Licenciamento Ambiental foram negativas. Além disso, de acordo com o levantamento feito entre os dias 1 e 11 de agosto, 19% fizeram comentários positivos e 11% do sentimento no debate digital foi considerado neutro.
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Durante o período analisado, foram feitas 64 mil menções ao tema, com um pico registrado no dia 8. Foram quase 12 mil menções, gerando um alcance médio diário estimado de 11.4 milhões de pessoas. Além disso, foram 19 mil usuários únicos no período.
O estudo também levou em conta a mobilização e as estratégias dos críticos ao projeto de lei (P.L. 2.159/2021). As pessoas contra a medida mantiveram “PL da Devastação” em alta durante a véspera do posicionamento do Planalto, e pressionou pelo veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já no dia 4 de agosto foi feita uma mobilização massiva de postagens com a expressão “VETA TUDO LULA”. Ela acabou gerando um pico de mais de 10 mil menções naquele dia.
Segundo o levantamento, o campo favorável ao projeto “se restringiu a desviar do assunto ou a reproduzir uma narrativa de que a mudança na lei busca trazer mais celeridade ao licenciamento e destrava o desenvolvimento do Brasil”.
No contexto da aprovação da lei no Congresso Nacional, a discussão nas redes atingiu uma audiência massiva, com alcance estimado superando a marca de 50 milhões de usuários por dia. Ainda de acordo com a pesquisa, “essa evolução no volume de menções não apenas quantifica a alta repercussão do tema, mas também ilustra a transformação do debate em um movimento de mobilização social mais amplo e intenso”.
A mobilização também chegou ao debate sobre as expectativas em relação à sanção ou veto presidencial. Na véspera
da decisão, de um lado, a maioria dos que discutiam nas redes clamava por um veto do Presidente da República. Do outro, os setores de interesse defendiam o respeito à decisão do Congresso Nacional, pressionando pela sanção da nova lei.
Após Lula sancionar a lei com 63 vetos, o monitoramento da Quaest detectou três movimentos de narrativas. A primeira diz respeito a quem é a favor da proposta e comemorou a situação. No entanto, essa parcela da população fez críticas a respeito dos itens vetados, porque elas defendiam que a lei fosse aprovada na íntegra.
A pesquisa também identificou um segundo grupo, composto por quem é contrário. Essas pessoas se manifestaram de duas formas: ou demonstraram satisfação com os vetos propostos, ou estavam frustradas, por estarem esperando um veto completo.
A Quaest usou a metodologia de Social Listening Digital (SLD), que emprega tecnologias para a coleta de menções em plataformas como X, Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, TikTok, BlueSky, Threads, entre outros e sites de notícias. A análise se baseia em três pilares: o volume total de menções, a taxa de crescimento do tópico e a relevância do evento gerador para o mercado e a sociedade.