O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta sexta-feira, 7, que o compromisso de aplicar recursos públicos para combater as mudanças climáticas “deve ser visto como investimento, não como um gasto”. A declaração foi dada durante o discurso do brasileiro na Cúpula de Líderes da COP3o, em Belém (PA).
O petista utilizou o momento de fala para defender a luta coletiva contra os desastres climáticos e enfatizar o papel de países em desenvolvimento na agenda ambiental.
“Não existe solução para o planeta fora do multilateralismo”, declarou.
+ Mundo precisa de caminho contra combustíveis fósseis, diz Lula
Ao estrear a sequência de discursos, Lula voltou a falar da COP30 como a conferência da “implementação” dos planos e acordos internacionais. Mais que isso, o brasileiro ainda defendeu a criação e novas medidas de contenção e afirmou que o mundo “ainda não está fazendo o melhor possível para reverter as mudanças climáticas”.
COP30
A Cúpula do Clima antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, também em Belém. O objetivo é atualizar e reforçar os compromissos multilaterais para lidar com a urgência da crise climática.
Na prática, a Cúpula dos Líderes busca dar peso político às negociações que se seguirão pelas próximas duas semanas de COP30.