Ministro alemão elogia Belém após críticas de Merz a cidade-sede da COP30

"Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião", disse Carsten Schneider

Reprodução/Instagram
Carsten Schneider compartilhou imagem se divertindo em Belém Foto: Reprodução/Instagram

Após a imprensa brasileira repercutir falas do chanceler federal da Alemanha, Friedrich Merz , sobre Belém, onde esteve no início de novembro para participar da cúpula de líderes que antecedeu a COP30, o ministro alemão do Meio Ambiente, que participa atualmente das negociações no Pará, teceu elogios à cidade nas redes sociais. Sem citar o premiê, o social-democrata Carsten Schneider compartilhou nesta segunda-feira, dia 17, uma imagem nas redes sociais acompanhada por um texto em português que dizia que o “Brasil é um país maravilhoso, com um povo acolhedor e bom anfitrião”.

+ COP30: chanceler diz que alemães ‘ficaram contentes’ ao deixar Belém

“Pena que não poderei ficar mais tempo após a COP. Teria algumas ideias, por exemplo, pescar com os meu amigos da Amazônia“, brincou Schneider. À imprensa, ele também elogiou Belém, mas foi mais sóbrio em seus comentários: “No fim de semana tive a oportunidade de recolher minhas primeiras impressões de Belém, esta cidade incrível, e do entorno. Vi muito esforço, gente maravilhosa, mas também muita pobreza.”

Na semana anterior, Merz pedira em discurso a empresários que defendessem e valorizassem a Alemanha, e comparou-a a Belém . “Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse Merz. “Vivemos em um dos países mais livres do mundo, e vale a pena defender nosso país, nossa democracia e nossa ordem econômica”, argumentou.