Na véspera da COP30, 80% dos países ainda não apresentaram metas para 2035

Na véspera da COP30, 80% dos países ainda não apresentaram metas para 2035

Com menos de 100 dias para a COP30, cerca de 80% dos membros do Acordo de Paris ainda não apresentaram novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para 2035, um alerta para o processo de negociação. Na sexta carta pública que antecede o evento, o presidente da Conferência, André Corrêa do Lago, reforçou a necessidade de a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) receber as NDCs a tempo de serem refletidas no chamado relatório de síntese.

“Nenhuma ação é demonstração mais forte de compromisso com o multilateralismo e com o regime climático do que as NDCs que nossos países apresentam como determinação nacional de contribuir para o Acordo de Paris. São demonstrações do compromisso dos governos com os seus povos”, declarou Lago.

Ele disse ainda que um evento organizado pela Secretária-Geral das Nações Unidas em 24 de setembro de 2025, à margem da 80ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU80), vai oferecer uma “plataforma importante” para que os países revelem novas metas para 2035.

+ Ministro do Turismo afirma que há 53 mil leitos garantidos para a COP30

Na carta, houve detalhamento maior dos eventos que ocorrem antes da COP30. Serão realizadas consultas presenciais da presidência com todos os grupos negociadores e demais partes. A primeira ocorrerá em 25 de setembro de 2025, em Nova York. A segunda será realizada em 15 de outubro, em Brasília.

“Observei divergências significativas sobre a forma e o escopo da nossa resposta às NDCs e ao relatório-síntese a ser publicado pelo secretariado da UNFCCC em outubro. Essas divergências podem e devem ser superadas, e estou determinado a oferecer todas as condições para um diálogo franco, aberto e criativo com esse fim”, afirmou Lago.

De 10 a 21 de novembro Belém (PA) sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Antes, na mesma capital, de 6 a 7 de novembro, ocorre a Cúpula de Chefes de Estado.