Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), uma pesquisa revela que 69% dos brasileiros percebem um avanço da indústria nacional em direção a uma produção mais sustentável. Desse total, contudo, a maioria (51%) avalia que o setor “está começando a mudar”, enquanto apenas 18% acreditam que a indústria “já está em transformação”. Por outro lado, 26% dos entrevistados não notam qualquer mudança.
Os dados são de um levantamento realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com o Instituto Nexus. Foram ouvidas 2.021 pessoas em todas as 27 unidades da federação entre os dias 14 e 21 de julho deste ano.
- Percepção geral: 69% dos brasileiros veem a indústria nacional se tornando mais sustentável.
- Estágio da mudança: Para 51%, a transição está apenas no início; para 18%, já está consolidada.
- Céticos: 26% da população não percebe mudanças significativas no setor industrial.
- Fonte: Pesquisa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto Nexus.
Links Relacionados
Hubs de Inovação podem gerar 620 mil empregos verdes na Amazônia até 2035
- A um mês da COP30, confira os desafios do Brasil para liderar a agenda climática
A percepção positiva sobre a transição verde é ainda mais acentuada entre os cidadãos que se declaram engajados em causas ambientais, chegando a 75% nesse grupo. Para o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, os números mostram que a sustentabilidade se tornou um fator estratégico para a competitividade do país.
“A transição verde não é mais uma opção, e sim uma necessidade estratégica e competitiva. Precisamos mobilizar recursos e tecnologia para que essa mudança em andamento se consolide em uma transformação completa. Assim podemos garantir que a indústria brasileira, apoiada por inovação nacional, atenda a essa demanda por uma economia mais sustentável”, ressaltou Ricardo Cappelli.
A pesquisa também aponta recortes demográficos e regionais. A visão de que o setor industrial inicia uma transição sustentável é mais forte entre jovens de 16 a 24 anos (74%), pessoas com ensino médio (72%), renda acima de cinco salários mínimos (77%) e moradores da região Sul (77%). Na região Norte/Centro-Oeste, que abriga o Pará, estado-sede da COP30, 63% dos entrevistados acreditam que a indústria brasileira está mudando com foco em sustentabilidade.