A Ambipar, empresa referência do setor ambiental, lançou uma nova funcionalidade no programa Ambipar Triciclo: os Tricoins – créditos gerados a partir da reciclagem de embalagens nas Retorna Machines – agora podem ser convertidos em transferências via PIX para contas de qualquer banco. A medida busca incentivar a reciclagem ao oferecer uma recompensa financeira direta aos participantes
Além da transferência via PIX, os Tricoins podem ser utilizados para pagar contas de luz, recarregar celular, usar transporte público, além de resgatar produtos e serviços em parceiros cadastrados. Com isso, o programa se consolida como um modelo de economia circular com objetivo de devolver valor imediato ao cidadão.
Atualmente, a Triciclo já está presente em todas as regiões do Brasil, com mais de 600 ecopontos instalados em 83 cidades de 18 estados. Desde sua criação, mais de 19,2 milhões de embalagens – o equivalente a cerca de 500 toneladas de materiais recicláveis – já foram coletadas nas Retorna Machines.
“Com essa novidade, a Ambipar fortalece a conexão entre reciclagem e inovação financeira, tornando o programa mais atrativo para os usuários e ampliando o impacto positivo da economia circular. Nosso objetivo é gerar valor não só ambiental, mas também social, estimulando a prática da reciclagem com benefícios práticos e imediatos”, afirma Felipe Nassar Cury, head de Pós-Consumo da Ambipar.
Já a parceria com a ABank amplia ainda mais os benefícios do programa, permitindo a abertura de conta diretamente pelo aplicativo Triciclo. Segundo o programa, as pessoas que optarem por essa integração recebem R$10,00 de crédito inicial.
+ Licenciamento Ambiental tem 70% de menções negativas nas redes, diz Quaest
+ Para 79% dos brasileiros, prefeituras são as culpadas pela falta de coleta seletiva
Como funciona
Para participar, o usuário deve baixar o aplicativo Triciclo ou se cadastrar pelo site. O processo é gratuito. Após o cadastro, basta descartar embalagens recicláveis nas Retorna Machines, plásticos, latas de alumínio, embalagens longa vida, vidro e aço para começar a acumular Tricoins.
Na prática, 10 latinhas de alumínio ou 15 garrafas PET equivalem a 150 Tricoins. Cada 150 Tricoins equivalem a R$ 1,00. Os pontos podem ser trocados por PIX diretamente no aplicativo, com até três trocas diárias, garantindo rapidez e conveniência no resgate dos benefícios.
Relevância e impacto
De acordo com a ABRELPE, o Brasil gera cerca de 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, mas apenas 4% dos recicláveis seguem para reaproveitamento formal. Programas como o Triciclo ampliam a taxa de recuperação, ao mesmo tempo em que aproximam os cidadãos da cadeia da economia circular. Agora, além de contribuir para o meio ambiente, quem recicla passa a ter um retorno financeiro direto e imediato.
“Para nós da ABank, a inclusão financeira também faz parte da sustentabilidade. Ao facilitar o acesso ao PIX dentro do Triciclo, ampliamos os benefícios sociais da reciclagem e incentivamos práticas que unem consciência ambiental e desenvolvimento econômico”, afirma Alessandro Lopes, diretor da ABank.
Com a integração do PIX e a com a ABank, a empresa promete ampliar significativamente a base de usuários ativos e o volume de materiais reciclados. A expansão da rede de Retorna Machines para novas regiões também está prevista, consolidando o programa uma solução que une sustentabilidade, conveniência e tecnologia.