Santos começa a usar ecoboats para preservar os oceanos

Santos começa a usar ecoboats para preservar os oceanos

A Prefeitura de Santos (SP) implementou um serviço de Ecoboat nesta segunda-feira, 16, para coletar resíduos que flutuam pelas águas da cidade. Conforme a administração do município, a estimativa é que cinco toneladas de dejetos sejam retirados do oceano por mês.

O serviço é resultado de uma parceria público-privada e será empregado com duas embarcações similares a um catamarã que foram desenvolvidas para ações de coleta. O Ecoboat atuará em dois percursos, no Estuário e Ponta da Praia, áreas onde os resíduos tendem a se concentrar por conta da movimentação das marés.

Os resíduos são direcionados para dentro das embarcações por uma abertura entre os dois cascos do barco e são levadas para um cesto coletor que dispensa água e guarda apenas lixo. Podem ser acumulados pelo Ecoboat três metros cúbicos e meio de dejetos.

A ideia do projeto é que os resíduos sejam recolhidos antes que afundem ou seja levado para o mar aberto. Entre os dejetos que podem ser captados pelos barcos estão plásticos, garrafas, madeiras, resto de móveis, embalagens e outros sólidos.

O Ecoboat do Estuário fará percursos pelas áreas de Alemoa, Rio das Pedras, Ilha dos Bagres, Ilha Piaçaguera e outros pontos, incluindo o início do canal do Porto de Santos.

Já a embarcação de Ponta da Praia irá para o Terminal Pesqueiro, Travessia das Balsas entre Santos e Guarujá, Ponte Edgard Perdigão, Ponta da Praia e no final do canal do Porto de Santos, além de outros trechos.