Na Índia, a expansão de uma estrada para uma rodovia de quatro pistas não significou o fim das árvores maduras que margeavam a via. Graças ao trabalho de Syed Kuttavan, o maior especialista do país em transplante de árvores de grande porte, a vegetação local está ganhando uma segunda chance. Em vez de serem derrubadas, as árvores são cuidadosamente desenterradas e replantadas em um novo local.
- A Solução: transplante de árvores adultas como alternativa ao desmatamento em obras de infraestrutura.
- O Benefício: preserva árvores que levariam uma década para atingir a maturidade, mantendo a produção de oxigênio e a cobertura vegetal.
- O Processo: a técnica envolve a poda de galhos, a escavação cuidadosa para manter a raiz principal intacta e o uso de terra do local original no replantio.
- O Resultado: se realizado corretamente, o método oferece uma alta chance de sobrevivência e florescimento para as árvores.
“Novas mudas levam 10 anos para crescer. Quando replantamos as árvores, também estamos retendo o oxigênio que elas fornecem e preservando a vegetação. Esse é o propósito deste projeto”, explica Syed Kattuvan, fundador da organização Green Care.
Para que as árvores transplantadas prosperem, o processo exige técnica e cuidado. O novo buraco precisa ser largo o suficiente para acomodar as raízes, e preenchido com a terra do local de origem para facilitar a adaptação. Além disso, os galhos são podados antes da mudança, permitindo que a árvore concentre sua energia no desenvolvimento de novas raízes. Segundo o especialista, se a raiz principal permanece intacta durante a remoção, as árvores têm uma excelente chance de voltar a florescer em seu novo lar.