Trump é declarado “persona non grata” em Belém, sede da COP30

Donald Trump

A Câmara Municipal de Belém aprovou na quarta-feira, 6, a medida que declara o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como “persona non grata” na capital paraense, que será sede da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

A medida foi proposta pelo vereador Alfredo Costa (PT) e teve como razão a tarifa de 50% imposta sobre os produtos brasileiros importados ao EUA. Na Câmara de Belém, 12 vereadores votaram a favor da proposta, nove contra e dois se abstiveram.

Na terça-feira, 5, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pretendia ligar e convidar Trump para a COP30. O republicano, no entanto, não demonstrou interesse até o momento de participar da conferência.

O petista ressaltou que, caso ocorra a ligação, ela vai girar em torno da questão climática, foco principal do evento que será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro.

No início de julho, Trump anunciou a tarifa sobre os produtos brasileiros e mencionou como uma das justificativas a suposta “caça às bruxas” da qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria alvo.